sábado, 2 de novembro de 2013

Aniversário do Vinícius, onze e meia da manhã


Hoje seria aniversário do Vinícius de Moraes, o boêmio notório, diplomata e outros etcéteras famosos. Combinei com um amigo de comemorar como o próprio Poetinha faria: com muita bebida e festa desmedida. No entanto, o começo do dia acontece num almoço em um restaurante que justifica a fama de oferecer opções saudáveis de comida.
Assim como sabemos que vivemos através de paradoxos mais ou menos relevantes, sabemos também que "uma cerveja antes do almoço é muito bom pra ficar pensando melhor", e em matéria de cerveja gelada o Nakarocha, 100 metros para cima do Mikado na rua São Francisco, centro histórico de Curitiba, nunca decepciona. Uma garrafa de 600ml, ou long neck de adulto em outras palavras, dá o tom do encontro com amigos que, como eu, também devem ter festado na noite anterior, e também pensado que 11h30 de sábado é muito cedo para qualquer coisa. Mas seria pouco nobre sofrer com este drama, o de acordar "cedo" no sábado. Melhor sofrer com a ideia, quase piada, de que a comida daqui é boa demais para ser tão saudável.
Hoje, ainda, contamos com a companhia de duas moças que usarão este encontro para fins acadêmicos. Elas escrevem mais que a gente, fotografam mais que a gente, pensam mais e, talvez, melhor que a gente, mas comem menos que a gente, o que causa estranheza, já que estamos num local de excelência da alimentação. Este fato constitui um outro paradoxo, suponho, mas é só isso mesmo o que fazemos nessa vida, neste restaurante ou em qualquer outro lugar: supomos. Pelo menos é o que acho.

(Marco Antonio Santos, Mikado. 19/10/13)

Nenhum comentário:

Postar um comentário